Projetos, Instalação e Manutenção de Sistema Fixo de Gases para Combate a Incêndio
Sistemas fixos com função não dependente da ação humana.
Instalação realizada basicamente com o cilindro do gás, central de comunicação, sensores de acionamento (fumaça ou termovelocimétricos) e acionadores / bloqueadores manuais. Comumente instaladas em centros de processamentos de dados (CPD), mas com ampla utilização em atividades específicas: como em máquinas e processos industriais.
Gases limpos
Gases limpos
Agentes extintores na forma de gás que não degradam a natureza e não afetam a camada de ozônio. São inodoros, incolores, maus condutores de eletricidade e não corrosivos. Dividem-se em compostos halogenados e mistura de gases inertes. Quando utilizado na sua concentração de extinção, permite a respiração humana com segurança.
Utilização: Sala de servidores, cabines elétricas e eletrônicas, qualquer atividade ou equipamento que seja proibido a utilização de água como agente extintor e com ocupação humana.
Exemplos: FM-200, Novec 1230, e ECARO-25
Dióxido de carbono – CO2
Gás incolor, inodoro e não condutor de eletricidade. Combate através da sufocação, bloqueando o oxigênio de alimentar o fogo. Devido ao bloqueio do oxigênio a aplicação do gás não é recomendado para lugares habitados.
Utilização: Sala de servidores, cabines elétricas e eletrônicas, qualquer atividade ou equipamento que seja proibido a utilização de água como agente extintor e sem ocupação humana.
Exemplo: CO²